Carl Maria von WEBER

Carl Maria Friedrich Ernest von Weber

Eutin, Schleswig-Holstein, 18 de novembro de 1786 — Londres, 5 de junho de 1826

Catálogos: Opus 1 a 81 (obras publicadas em vida)
Catálogos: J 1 a 308 (Catálogo Jähns, organizado por Friedrich Wilhelm Jähns em 1871)

Weber era de família musical: seu pai era cantor, assim como as suas primas Aloysia e Constanze, esta última a Sra. Mozart. O "von" de seu nome era, na verdade, uma ostentação frívola de seu pai, que se apresentava como o Barão de uma família homônima, já extinta, mas na verdade não havia por direito nenhuma conexão com a real aristocracia germânica.

Excelente pianista, suas peças para o teclado, hoje pouco divulgadas, influenciaram Mendelssohn, Liszt e Chopin. Sua paixão por instrumentos de sopro produziu um considerável legado de obras concertantes e camerísticas. Suas exóticas combinações instrumentais criaram sonoridades que iriam chamar a atenção futura de Debussy e Mahler. Assim como os colegas românticos Schumann e Berlioz, atuou na crítica e no jornalismo musical.

Mas seu nome é mesmo célebre por ser o pai da Ópera Alemã, por ter sido o primeiro a transmutar o Singspiel — gênero tipicamente germânico, espécie de ópera com passagens de teatro falado, como "A Flauta Mágica" de Mozart — em algo mais consistente, absorvendo a musicalidade densa de Beethoven e antecipando o leitmotiv (literalmente, tema recorrente) que iria caracterizar os Dramas Musicais de Wagner.

© RAFAEL FONSECA

Catálogo de Opus:

Op. 67 - Ópera "Oberon"
Op. 77 - Ópera "O Franco Atirador"
  

Catálogo Jähns:

J 277 - Ópera "O Franco Atirador"
J 306 - Ópera "Oberon"
   

Obras em ordem cronológica:

(1821) Ópera "O Franco Atirador"
(1826) Ópera "Oberon"