(1821) WEBER Abertura "O Franco Atirador"

Der Freischütz

Compositor: Carl Maria von Weber
Número de catálogo: J 277
Data da composição: de 1817 a 1821
Estréia: 18 de junho de 1821 — Berlim, na Schauspielhaus (hoje, Konzerthaus)

Duração: cerca de 9 minutos
Efetivo: 2 flautas-piccolo, 2 flautas, 2 oboés, 2 clarinetas, 2 fagotes, 4 trompas, 2 trompetes, 3 trombones, tímpanos, e as cordas (primeiros-violinos, segundos-violinos, violas, violoncelos, contra-baixos)

Sob a influência das sonoridades beethovenianas, evidentemente, Weber dá uma guinada a um rumo totalmente novo com sua Abertura para a ópera "O Franco Atirador" e irá influenciar os Dramas Musicais de Richard Wagner, instituindo a ópera alemã enquanto gênero, e também a criação do Poema Sinfônico, o que de certa forma suas Aberturas são.

Até Weber, as Aberturas eram quase que totalmente descoladas da dramaticidade do enredo que as seguia. Eram, por assim dizer, meros avisos de que o espetáculo ia começar, divertidas, belas ou enfáticas, mas sem maiores conexões com o resto (como o caso célebre das Aberturas de Rossini). Quem quase chegou perto da proposta — que durante o Romantismo iria se firmar — de "resumir" as emoções da história a ser contada no trecho inicial foi Beethoven, com sua Abertura "Leonore" n. 3, mas que por conta do gosto da época, ele iria trocá-la por uma Abertura mais barulhenta e menos dramática para a versão posterior da ópera, "Fidelio".

Foi Weber quem primeiro deu à Abertura de ópera um caráter dramático, ligado à trama, coincidindo com o enredo e preparando o público para as emoções que viriam após abrir as cortinas. 

Adagio — Molto vivace (Sem pressa — Com muita vivacidade)

"O Franco Atirador" conta a história de um caçador que para conquistar o direito de se casar com sua amada, precisará participar de uma prova de tiro. O pai da moça quer para ela o melhor caçador da vila. É esse o clima soturno, de preocupação e ameaça da não realização do amor — que dependerá da sorte e do acaso — que Weber impõe ao ouvinte na sua introdução grave criando a expectativa e a incerteza.

A mudança de clima se dá por volta dos 4 minutos, com o Molto vivace simbolizando, certamente, a luta de Max por sua amada Agathe, sua perseverança em preparar-se para a prova de tiro, e as ameaças que o cercam, como o pacto com o diabo de seu falso amigo Kaspar, que quer ver as balas enfeitiçadas e acertando a própria Agathe. O final jubiloso da Abertura é o desfecho feliz, advindo com a figura do Ermitão sábio, que convence ao Príncipe local que o amor não se ganha numa prova de tiro, permitindo ao jovem casal a realização do amor.

© RAFAEL FONSECA