Orquestra da Residência (Haia)

Residentie Orkest (Orquestra da Residência)
The Hague Philharmonic (Filarmônica de Haia, nome internacional)

Fundação: 7 de fevereiro de 1903
Sede: Philipszaal, Haia, Holanda

Fundada oficialmente em 1904, a orquestra firmou seu nome como "Orquestra da Residência" por conta da cidade, pois Haia é a sede do Reino da Holanda, portanto a Residentie (Residência).

Em 1911 a orquestra adquire fama internacional por organizar um Festival de obras do compositor Richard Strauss com vários concertos regidos pelo próprio. A sua era de ouro foi durante as décadas de 1960-70, dirigida por Willem van Otterloo, requisitada por companhias gravadoras e recebendo regentes convidados importantes.

Sua sede inicial foi o Gebouw voor Kunsten en Wetenschappen (Casa das Artes e das Ciências), que incendiou-se em 1964. Desde 1987 sedia sua série de concertos principal na Sala "Dr. Anton Philips" (a Dr. Anton Philipszaal), nome que homenageia o executivo da gravadora holandesa Philips.

Depois de trabalhar sob a direção do russo Evgeny Svetlanov (de 1993 a 2000), do holandês Jaap van Zweden (2000 a 2005) e do excelente maestro estoniano Neeme Järvi (2005 a 2012), hoje a orquestra vive uma crise histórica devido à redução de seu orçamento feita pelo governo real, que baixou de € 5 para 3,5 milhões o aporte anual dado à instituição.

© RAFAEL FONSECA