(1880) WAGNER Prelúdio de "Parsifal"

Bühnenweihfestspiel "Parsifal"
(Obra para a sagração de um Festival "Parsifal")

Compositor: Richard Wagner
Número de catálogo: WWV 111
Data da composição: 1857 a 1882
Estréia: 12 de novembro de 1880 — Munique, Teatro da Corte, Wagner regendo

Duração aproximada: 12 a 15 minutos

Embora a ópera completa só fosse estrear no Segundo Festival de Bayreuth, 2 anos mais tarde (26 de julho de 1882), o Prelúdio foi executado numa audição privada, regido por Wagner, para o Rei Luís II da Baviera em Munique. A obra como um todo teve longa gestação, desde 1845 quando Wagner teve a idéia de colocar em música a história do Santo Graal. Mas na prática a obra só começou a ser escrita em 1857.

A estrutura de tempo é simples:

Vorspiel: Sehr langsam — Wie woher — Etwas zurückhaltend
(Prelúdio: Muito lento — Como vinha — Algo comedido)
Desde as primeiras notas, o que Wagner quer estabelecer é o conflito interno de cada um de nós, e síntese do drama da ópera, o conflito da fé. As cordas entoam essa dúvida primordial numa melodia dolorosa e fervorosa. Um tema associado ao Graal aparecerá nos metais e sopros com arpejos mágicos ressoando nas cordas. O terceiro tema, imponente, virá poderoso nos metais: é a aparição da Fé.

A música, transcendente e misteriosa, flui num leito calmo e evocativo. Wagner deixou uma conclusão para a apresentação da peça em concerto, mas na ópera o prelúdio se funde à música da primeira cena. O impacto desta composição é profundo, e remete ao sublime universo sonoro do compositor, que soube como nenhum outro tomar partido dos efeitos que a melodia podem imprimir na alma do ouvinte.

© RAFAEL FONSECA