(1878) BRAHMS Concerto para violino

Compositor: Johannes Brahms
Número de catálogo: Opus 77
Data da composição: 1878
Estréia: 1 de janeiro de 1879, na Gewandhaus em Leipzig - Joseph Joachim ao violino, Gewandhausorchester com o compositor na ragência

Duração: cerca de 41 minutos
Efetivo: 2 flautas, 2 oboés, 2 clarinetas, 2 fagotes, 4 trompas, 2 trompetes, tímpanos, as cordas (violinos I, violinos II, violas, violoncelos e contra-baixos)

Johannes Brahms dedicou essa obra genial a seu amigo Joseph Joachim, o grande violinista do século XIX (depois do reinado de Paganini). É o grande Concerto para este instrumento na segunda metade do Romantismo. Mas houve quem o classificasse como Concerto “contra o violino” pois o compositor contrariou uma tradição, instituída por Paganini, que prezava o virtuosismo exacerbado, enquanto seu Concerto era, e algumas passagens, muito sinfônico e colocando o solista em colaboração mais discreta para construir o todo.

Brahms era excelente pianista, mas pouco familiarizado com a técnica do violino. Isso, mais o estilo do autor escrever, trouxeram um pouco de atrito com Joachim, que a princípio achou a obra pouco favorável ao solista, e ainda viu correções importantes a serem feitas. Joachim, claro, esperava algo na linha do histérico brilho paganiniano e viu-se diante de um Concerto sério — como seu autor, diga-se de passagem — sem apelos circenses. A obra desenha-se no plano tradicional em 3 movimentos vivo-lento-vivo, como convinha a um tradicionalista.

I. Allegro non troppo (Rápido, e nem tanto) — cerca de 20 minutos
Um movimento é revelador dessa diferença exposta acima entre este e os demais Concertos para o violino: um trecho bastante sinfônico no qual o violino efetua a costura dos acontecimentos musicais, ao invés de opor-se em antagonismo de enfrentamento à orquestra.

II. Adagio (Com calma) — cerca de 10 minutos
Neste movimento, são os sopros que impõe a atmosfera. (O violinista Pablo de Sarasate, ácido, dizia que cabia ao oboé a única melodia realmente bela de todo o Concerto).

III. Allegro giocoso, ma non troppo vivace (Rápido e jocoso, mas não tão vivaz) — cerca de 8 minutos
A conclusão é uma dança de colorido cigano, que remete à infância de Brahms em Hamburgo, quando ele, menino, ia fascinado ao acampamento dos ciganos (a caminho da América) ouvi-los tocar violino.

© RAFAEL FONSECA