(1830) CHOPIN Concerto para piano n. 1

Compositor: Fryderyk Chopin
Número de catálogo: Opus 11 / CT 47
Data da composição: 1830
Estréia: 11 de outubro de 1830, em Varsóvia, no Teatr Narodowy (Teatro Nacional) - Fryderyk Chopin ao piano

Este Concerto, numerado como primeiro, é na verdade o segundo. Ambos foram escritos muito próximos, o “segundo” iniciado em fins de 1829 e terminado em meados de 1830; e este “primeiro” começado logo depois, em abril e terminado em agosto. Essa informação é importante, pois o erradamente chamado de “número 1” beneficiou-se da escrita do precedente, sendo dos 2 o mais maduro.

Mas ambos os Concertos padecem de um mesmo caráter pouco sinfônico. Muitos dizem, e não sem razão, que retirada a orquestra ela se mostraria realmente dispensável, tal posição proeminente ocupada pelo piano. Esse desinteresse seria aguçado anos depois, na fase mais importante do compositor, vivida em Paris: lá, ele ignorou a orquestra e as grandes formas sinfônicas, e dedicou-se exclusivamente às pequenas formas pianísticas.

O modelo é, sem dúvidas, Mozart, a quem Chopin foi ensinado a amar por seu professor na infância, Joseph Elsner. Mas a escrita já é declaradamente Romântica. O primeiro movimento é, ao mesmo tempo, heróico e poético, perfeitamente encaixado nos ideais do jovem que aos 20 anos queria ver sua Polônia livre (o território vivia sob o cetro do Czar russo). O segundo movimento, de um lirismo doce, muito enternecedor, revela a intimidade emocional do compositor. No terceiro vamos encontrar — mais um sinal de nacionalismo — uma krakowiak, dança típica da região da Cracóvia, tratada em forma de Rondò, que significa “redondo”, ou seja, retornar ciclicamente ao tema sempre passando por um contra-tema.

© RAFAEL FONSECA