Felix Klieser

Felix Klieser

Göttingen, Alemanha, 3 de janeiro de 1991

— "Infelizmente, eu não fui abençoado com as habilidades naturais, e talvez eu tenha escolhido a trompa porque pensei que, se conseguisse superar as dificuldades de tocá-la, eu poderia superar qualquer coisa". Felix nasceu sem os braços, e aos 4 anos demonstrou vontade de tocar trompa. Ele manipula as válvulas do instrumento com os dedos de seu pé direito, tendo à frente um suporte desenvolvido especialmente para ele por um construtor de instrumentos. Mas ainda lhe faltava um recurso: os trompistas usam a técnica de abafamento e busca de semitons inserindo a mão esquerda na campânula e ele não pode fazer isso. Então ele criou uma técnica especial de sopro com a qual consegue boa parte dos efeitos, apenas com a mudança de embocadura. 

Com 17 anos entrou para a Hochschule für Musik und Theater de Hannover. De 2008 a 2011 foi membro da Orquestra Jovem Nacional da Alemanha. Em 2014 vemceu o "Jugend Musiziert" e foi escolhido artista revelação do importante Echo Klassik (o Oscar da música clássica). Em 2016, ganhou o prêmio "Leonard Bernstein" do Schleswig-Holstein Musik Festival. Felix está cotado como o melhor trompista de sua geração.

© RAFAEL FONSECA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, ao postar seu comentário, não deixe de incliur seu endereço eletrônico, para que possamos manter contato! (R. F.)