Emmanuelle Haïm

Emmanuelle Raymonde Suzanne Haïm

Paris, 11 de maio de 1962

A música está presente com grande força na família de Emmanuelle Haïm: ela descente de construtores de órgão da região da Bretanha. Seu padrasto era húngaro e na infância ela e as irmãs tocavam música de câmara com gente do calibre dos pianistas András Schiff e Zoltán Kocsis. Na adolescência, foi aluna de piano de Yvonne Lefébure e de órgão de André Isoir. Aos 20 anos decidiu estudar cravo e foi discípula de Kenneth Gilbert e Christophe Rousset. Estudou no Conservatório de Paris, onde ganhou cinco medalhas de excelência, e lá voltou-se para o acompanhamento das vozes em música barroca, logo se firmando como parceira preferencial de cantoras como Cecilia Bartoli, Natalie Dessay, Patricia Petibon e Sandrine Piau.

Durante a década de 1990 foi cravista do conjunto Les Arts Florissants sob o comamdo do lendário William Christie. Em 2000 deixou o conjunto para fundar seu próprio conjunto coral-instrumental para música barroca, o Concert d'Astrée. Sua reputação como intérprete e regente a fez colaborar com algumas das maiores orquestras do globo, inclusive a Filarmônica de Berlim. Suas leituras são apaixonadas, cheias de energia, eletrizando as plateias.

© RAFAEL FONSECA


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, ao postar seu comentário, não deixe de incliur seu endereço eletrônico, para que possamos manter contato! (R. F.)