(1772) MOZART Sinfonia n. 20

Compositor: Wolfgang Amadeus Mozart
Número de catálogo: K. 133
Data da composição: julho de 1772
Estréia: [?]

Duração: cerca de 20 minutos
Efetivo: 1 flauta, 2 oboés, 2 trompas, 2 trompetes e as cordas (primeiros- e segundos-violinos, violas, violoncelos e contra-baixos)

Quando Mozart escreveu esta Sinfonia, ele estava com 16 anos de idade. Um ano antes, tinha feito uma longa viagem à Itália, indo a Milão, Mântua, Roma e Nápoles. Em Roma, ele havia experimentado, pela primeira vez, a introdução de um Minueto (típico da Sinfonia haydniana austríaca) na estrutura da Sinfonia italiana (que tinha, por tradição, 3 movimentos), nas Sinfonias ns. 10 e 11. De volta a Salzburg, influenciado pela musicalidade da terra da ópera, ele se coloca em um novo patamar de maturidade artística. São 4 movimentos:

I. [Allegro] (Rápido) — cerca de 7 minutos
II. Andante (Confortavelmente) — cerca de 6 minutos
III. Minueto (Passo miúdo) — cerca de 3 minutos
IV. [Allegro] (Rápido) — cerca de 5 minutos

— Nos primeiro e último movimentos, Mozart não determinou o andamento, a adoção do Allegro é por suposição de que, naturalmente, esses eram os tempi usuais

Quando escreve esta Sinfonia de n. 20, ele utiliza um par de trompetes (em adição às já habituais trompas), para criar um efeito de fanfarra em várias passagens, sobretudo no primeiro movimento. Uma presença notável é a adição de uma flauta — instrumento pelo qual Mozart não tinha lá muita simpatia — que se ouve somente no segundo movimento. O minueto tem atmosfera pastoril e o finale é de grande inventividade.

© RAFAEL FONSECA


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, ao postar seu comentário, não deixe de incliur seu endereço eletrônico, para que possamos manter contato! (R. F.)