(1983) KRAFT Concerto para tímpano n. 1

Compositor: Willam Kraft
Data da composição: 1983
Estréia: 9 de março de 1984 — em Indianápolis, com a Sinfônica de Indianápolis, Thomas Akins como solista e John Nelson na regência

Duração: cerca de 26 minutos
Efetivo: tímpano-solista; 1 flauta-piccolo, 2 flauta, 2 oboés, 2 cornes-ingleses, 3 clarinetas, 2 fagotes, 4 trompas, 3 trompetes, 3 trombones, 1 tuba, 6 caixas-claras, 1 tambor, 1 tambor militar, 2 tam-tam, 1 bumbo, 1 triângulo, 1 par de pratos, 4 pares de pratos-suspensos, 1 glockenspiel, 1 xilofone, 1 vibrafone, 3 pares de crótalos, 6 blocos-de-templo, 1 conjunto de sinos de orquestra, 1 pele de couro, 1 piano, 1 celesta, 1 harpa e as cordas (primeiros- e segundos-violinos, violas, violoncelos e contra-baixos)

Um Concerto para tímpano, ou qualquer outro para percussão, costuma ser raridade no repertório. Sendo o próprio Kraft timpanista (atuou como percussionista da Filarmônica de Los Angeles por 26 anos, 18 deles como timpanista principal), seu Concerto n. 1 tornou-se obra fundamental para os timpanistas que querem como solistas. Ao se aposentar, tornou-se regente-assistente da Filarmônica de Los Angeles por 3 anos, e depois foi seu compositor-residente por quatro temporadas. Durante este período, ele compôs esta obra para o solista Thomas Akins por encomenda da Sinfônica de Indianapolis. Usando um conjunto de 5 tímpanos, uma variedade de baquetas e luvas diferentes, tornando surpreendente as possibilidades do instrumento. O segundo movimento é dedicado à mãe de Kraft, que morreu durante sua composição. A orquestra de cordas é sub-dividida em duas, criando um diálogo entre elas e a vasta percussão que trabalha em auxílio aos solos.

© RAFAEL FONSECA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, ao postar seu comentário, não deixe de incliur seu endereço eletrônico, para que possamos manter contato! (R. F.)