(1907) ELGAR Pompa e Circunstância n. 4

Pomp and Circumstance Marches, n. 4

Compositor: Edward Elgar
Número de catálogo: Op. 39
Data da composição: 1907, terminada no dia 7 de junho
Estréia: 27 de agosto de 1907 — em Londres, Queen's Hall, a Sinfônica de Londres regida pelo autor

Duração: cerca de 5 minutos
Efetivo: 1 flauta-piccolo, 3 flautas, 2 oboés, 1 corne-inglês, 2 clarinetas, 1 clarineta-baixo, 2 fagotes, 1 contra-fagote, 4 trompas, 3 trompetes, 3 trombones, 1 tuba, tímpano, caixa-clara, pratos, tamborim, 1 harpa, as cordas (primeiros-violinos, segundos-violinos, violas, violoncelos, contra-baixos)

A penúltima das 5 Marchas intituladas "Pompa e Circunstância" é bem similar em espírito à Primeira (mais famosa delas). A Quarta Marcha tem o seguinte esquema:

Allegro marziale — Nobilmente — Grandioso
(Rápido, marcial — Com nobreza — Grandioso)

Elgar relutou em dar a esta Quarta Marcha o mesmo destino da primeira, recusando colocar letra na parte lenta. Mas durante a Segunda Guerra, Sir Alan Patrick Herbert utilizou a melodia central para um poema patriótico de sua autoria e a peça também é conhecida com o título de "Song of Liberty". Em 1981 a Quarta Marcha com a parte cantada foi utilizada como Hino de Encerramento do casamento do Príncipe Charles com Lady Diana Spencer na Catedral de Saint Paul, evento televisionado ao mundo inteiro.

© RAFAEL FONSECA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, ao postar seu comentário, não deixe de incliur seu endereço eletrônico, para que possamos manter contato! (R. F.)