(1937) KABALEVSKY Abertura "Colas Breugnon"

Kola Brjun'on — transliteração de Кола Брюньон
Baseado na novela "Colas Breugnon" de Romain Rolland, 1914

Compositor: Dmitri Kabalevsky
Número de catálogo: Opus 24
Data da composição: 1937
Estréia: 22 de fevereiro de 1938, no Teatro Mikhailovsky de São Petersburgo

Duração: cerca de 5 minutos
Efetivo: 3 flautas, 3 oboeés, 3 clarinetas, 3 fagotes, 4 trompas, 3 trompetes, 3 trombones, 1 tuba, tímpano, xilofone, caixa clara, bumbo, harpa e as cordas (primeiros-violinos, segundos-violinos, violas, violoncelos, contra-baixos)

A novela escrita por Romain Rolland, sobre o este-carpinteiro da Borgonha que viveu no século XVI, é repleta de anedotas e reflexões bem-humoradas sobre a vida; em suma, um personagem cômico. Aliás, quando Rolland procurou Kabalevsky para propor que o texto fosse transformado em ópera, impôs essa condição, de que Colas não perdesse o caráter satírico: — "Colas sem riso não seria Colas, no resto, você tem carta branca!".

A Abertura, sempre mais popular que a ópera completa, vem sendo eternizada em disco desde Toscanini e agrada por seu frescor alegre e irônico, bem afeito ao espírito do personagem-título. Música festiva, de inequívoco colorido russo.

© RAFAEL FONSECA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, ao postar seu comentário, não deixe de incliur seu endereço eletrônico, para que possamos manter contato! (R. F.)