(1922) WALTON Suite "Façade"

Façade, for reciter and ensemble
Façade – An Entertainment

Compositor: William Walton
Data da composição: 1922
Estréia: 12 de junho de 1923 — Aeolian Hall, Londres

Duração: cerca de 1 hora, a música completa — várias Suites de curta duração
Efetivo: 2 flautas, 1 flauta-piccolo, 2 oboés, corne-inglês, 2 clarinetas, 2 fagotes, 4 trompas, 2 trompetes, 1 trombone, 1 tuba, tímpanos, bumbo, pratos, xilofone, tamborim, triângulo, glockenspiel, castanholas, chocalho, e as cordas (primeiros- e segundos-violinos, violas, violoncelos e contra-baixos)

Existem várias versões da obra para apresentação em concerto, dentre elas duas Suites selecionadas pelo próprio compositor, uma reunida pelo maestro Simon Rattle, e um balé de maior duração que as Suites. A obra completa, que mescla a instrumentação a um narrador que recita os poemas concretos de Edith Sitwell, grande amiga do compositor, foi modificada pelo próprio Walton em várias ocasiões.

O nome sugere disfarce, fingimento e denuncia certa hipocrisia social, uma vez que a tradução literal "Fachada" serve de gíria para tal comportamento. Trata-se de uma obra híbrida que reúne o espírito do musical, o clima de cabaré, uma inspiração jazzista, sob as tintas do modernismo então vigente. A música é luminosa, bem-humorada, escrita pelo jovem Walton, à época com 20 anos. A popular melodia do cartoon do Marinheiro Popeye, embora não exista nenhuma referência a isso, certamente foi em parte extraída de um dos temas de Walton.

© RAFAEL FONSECA


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, ao postar seu comentário, não deixe de incliur seu endereço eletrônico, para que possamos manter contato! (R. F.)