Variations on a Theme of Frank Bridge
Compositor: Benjamin Britten
Número de catálogo: Opus 10
Data da composição: de 2 a 12 de julho de 1937
Estréia: 27 de agosto de 1937 — no Festival de Salzburg, Boyd Neel conduzindo a Boyd Neel Orchestra
Duração aproximada: 30 minutos
Efetivo: a orquestra de cordas (primeiros- e segundos-violinos, violas, violoncelos, contra-baixos)
I. Introduction and Theme: Lento maestoso (Introdução e tema: Lento e majestoso) — cerca de 2 minutos
II. Variation I, Adagio (Com calma) — cerca de 2 minutos
III. Variation II, March (Marcha) — cerca de 1 minuto
IV. Variation III, Romance: Allegretto grazioso (Romance: Sem arrastar e graciosamente) — cerca de 1 minuto e meio
V. Variation IV, Aria Italiana: Allegro brillante (Ária italiana: Rápido e brilhante) — cerca de 1 minuto
VI. Variation V, Bourrée classique: Allegro e pesante (Dança francesa clássica: Rápido e pesado) — cerca de 1 minuto e meio
VII. Variation VI, Wiener Walzer: Lento — Vivace (Valsa vienense: Lento — Vivo) — cerca de 2 minutos e meio
VIII. Variation VII, Moto perpetuo: Allegro molto (Movimento infinito: Muito rápido) — cerca de 1 minuto
IX. Variation VIII, Funeral March: Andante ritmico (Marcha fúnebre: Confortavelmente e com rítmo) — cerca de 3 minutos
X. Variation IX, Chant: Lento (Cântigo: Lento) — cerca de 1 minuto e meio
XI. Variation X, Fugue and Finale: Allegro molto vivace — Lento e solenne (Fuga e Final: Muito rápido e vivo — Lento e solene) — cerca de 10 minutos
Compositor: Benjamin Britten
Número de catálogo: Opus 10
Data da composição: de 2 a 12 de julho de 1937
Estréia: 27 de agosto de 1937 — no Festival de Salzburg, Boyd Neel conduzindo a Boyd Neel Orchestra
Duração aproximada: 30 minutos
Efetivo: a orquestra de cordas (primeiros- e segundos-violinos, violas, violoncelos, contra-baixos)
Boyd Neel foi um regente, famoso na primeira metade do século XX por ter formado uma orquestra com seu nome, a primeira orquestra de cordas na Inglaterra contar com virtuoses de grande excelência. Em 1937 foram convidados a participar do Festival de Salzburg, com a condição de apresentar no programa uma obra nova de um compositor inglês. O Festival era dali a três meses... Neel era amigo de Britten, ainda virtualmente desconhecido, e sabia de sua capacidade em trazer à luz composições com considerável rapidez. Aceita a proposta por Britten no dia 2 de julho de 1937, entregou a composição dez dias depois!
Britten escolheu um tema oriundo de um Quarteto de cordas de seu professor Frank Bridge e fez-lhe a homenagem:
I. Introduction and Theme: Lento maestoso (Introdução e tema: Lento e majestoso) — cerca de 2 minutos
II. Variation I, Adagio (Com calma) — cerca de 2 minutos
III. Variation II, March (Marcha) — cerca de 1 minuto
IV. Variation III, Romance: Allegretto grazioso (Romance: Sem arrastar e graciosamente) — cerca de 1 minuto e meio
V. Variation IV, Aria Italiana: Allegro brillante (Ária italiana: Rápido e brilhante) — cerca de 1 minuto
VI. Variation V, Bourrée classique: Allegro e pesante (Dança francesa clássica: Rápido e pesado) — cerca de 1 minuto e meio
VII. Variation VI, Wiener Walzer: Lento — Vivace (Valsa vienense: Lento — Vivo) — cerca de 2 minutos e meio
VIII. Variation VII, Moto perpetuo: Allegro molto (Movimento infinito: Muito rápido) — cerca de 1 minuto
IX. Variation VIII, Funeral March: Andante ritmico (Marcha fúnebre: Confortavelmente e com rítmo) — cerca de 3 minutos
X. Variation IX, Chant: Lento (Cântigo: Lento) — cerca de 1 minuto e meio
XI. Variation X, Fugue and Finale: Allegro molto vivace — Lento e solenne (Fuga e Final: Muito rápido e vivo — Lento e solene) — cerca de 10 minutos
Vale notar a paródia a Rossini presente na Variação IV, a concessão à platéia de Salzburg na Variação VI (a Valsa vienense), a atribulada escrita para cordas na Variação VII, o imenso efeito de obtido na Variação VIII, como se a orquestra fosse uma sinfonia completa, e a magistral fuga final.
© RAFAEL FONSECA
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por favor, ao postar seu comentário, não deixe de incliur seu endereço eletrônico, para que possamos manter contato! (R. F.)