Palau de la Música Catalana
2.049 lugares
Inauguração: 9 de fevereiro de 1908
Local: Carrer de Sant Pere més Alt 11, Barcelona, Espanha
Projeto: Lluís Domènech i Montaner
2.049 lugares
Inauguração: 9 de fevereiro de 1908
Local: Carrer de Sant Pere més Alt 11, Barcelona, Espanha
Projeto: Lluís Domènech i Montaner
A construção é resultado de um esforço comum da sociedade local, principalmente dos comerciantes e industriais, que quiseram dar à sua cidade uma importante sala de concertos. O arquiteto Domènech i Montaner, um dos ícones do estilo modernista tão próprio da cidade que teria em Gaudí seu expoente máximo, criou um prédio avançadíssimo para a época, singular em sua beleza e exuberância, concebido como sede do Orfeó Català, coral fundado por Lluís Millet em 1891.
Sua inspiração na arquitetura gótica, com grandes painéis de vidro, nas paredes e na imensa clarabóia colorida do teto, fazem desse espaço de concertos o único da Europa totalmente iluminado por luz natural durante o dia. O fundo do palco é revestido de um belíssimo trabalho de mosaico de azulejos em tons vermelhos, e toda a sala, assim como o flyer e as salas contíguas, impressionam pela beleza e riqueza de detalhes. Tanta decoração flamejante, mais as impressionantes esculturas que se impõe saltando das paredes, pendendo das quinas, prejudica um pouquinho a acústica, defeito que passa desapercebido diante de tantos estímulos aos olhos...
© RAFAEL FONSECA
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por favor, ao postar seu comentário, não deixe de incliur seu endereço eletrônico, para que possamos manter contato! (R. F.)