Lorenzo Viotti

Lorenzo Viotti

Lausanne, Suíça, 15 de março de 1990

Nascido numa família de músicos franco-suíços de origem italiana, é filho do maestro Marcello Viotti. Estudou piano, canto e percussão no Conservatório de Lyon. Em 1990 muda-se para Viena, para aperfeiçoar-se como percussionista, tendo a chance de tocar em orquestras locais, inclusive a célebre Filarmônica. Em 2013 estreia como maestro à frente da Orquestra Acadêmica de Viena e no mesmo ano vence em Barcelona o Concurso de urgência da Orquestra de Cadaquès, com a peça estreante "Ausência" de Hèctor Parra. Em 2015 vence o Concurso Nestlé de jovens maestros no Festival de Salzburg.

Em 2016, Lorenzo Viotti foi o escolhido para substituir Franz Welser-Möst à frente da Concertgebouw de Amesterdam, que cancelou o concerto por motivo de saúde; o mesmo aconteceu em concertos da Sinfônica de Viena, em dois concertos, no lugar de Myung-Whun Chung, e da Orquestra do Festival de Verbier, no lugar de Marc Minkowski. Isso vem firmando seu nome a frente de importantes conjuntos. Com a morte do maestro francês Georges Prêtre, que regeria um concerto especial no Festival de Páscoa em Salzburg em 2017, foi chamado para reger parte do prpgrama. Seu estilo é impetuoso e cheio de lirismo.
  
© RAFAEL FONSECA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, ao postar seu comentário, não deixe de incliur seu endereço eletrônico, para que possamos manter contato! (R. F.)