(1939) RODRIGO Concerto de Aranjuez

Concierto de Aranjuez

Compositor: Joaquín Rodrigo Vidre
Data da composição: 1939
Estréia: 9 de novembro de 1940 — Palau de la Música Catalana, Barcelona, com o violonista Regino Sáinz de la Maza, a Filarmônica de Barcelona regida por César Mendoza Lasalle.

Duração: de 20 a 25 minutos

Rodrigo, compositor nascido em Valencia em 1901, estava em Paris ao escrever esta obra. Os tempos eram turbulentos: a Espanha vivia seus ú'timos momentos da Guerra Civil e o resto da Europa estava por entrar no tenebroso conflito da Segunda Guerra. Inspirado no Palácio Real de Aranjuez, residência de verão de Felipe II ao sul de Madri construída no século XVI, a obra relembra um tempo de elegância e cortesia. Seus três movimentos — Allegro con spirito, Adagio, Allegro gentile — trazem o violão como instrumento protagonista sem nunca o fazer confrontar a orquestra toda, sempre trabalhando as transparências para respeitar as limitações da potência de som do instrumento. Rodrigo escreve no seu estilo bem próprio, um classicismo historicista, único e original. A obra lhe rendeu o título de Marquês dos Jardins de Aranjuez, conferido pelo Rei Juan Carlos em 1991.

© RAFAEL FONSECA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, ao postar seu comentário, não deixe de incliur seu endereço eletrônico, para que possamos manter contato! (R. F.)