Anna Netrebko

Anna Jur'evna Netrebko — transliteração de Анна Юрьевна Нетребко

Krasnodar, Rússia, 18 de setembro de 1971

Registro vocal: soprano

www.annanetrebko.com

Com uma trajetória espetacular, Anna Netrebko saiu da equipe de limpeza do Teatro Mariinsky em São Petersburgo para tornar-se a soprano mais famosa e requisitada de nosso tempo. 

Enquanto estudava no Conservatório de São Petersburgo, ela trabalhava como faxineira no Teatro para custear seus estudos. Participou de uma audição para novos talentos no teatro, e o diretor da casa, o maestro russo Valery Gergiev, a reconhece como parte da equipe de funcionários. Impressionado com a qualidade de sua voz, Gergiev torna-se seu mentor. Sob a batuta dele, Anna estréia como Susanna em As Bodas de Fígaro, de Mozart, no Mariinsky em 1993, com 22 anos. 

No mesmo ano, 1993, ela é contratada pelo Teatro Kirov em Moscou, onde destaca-se em importantes papéis. Em 1994 faz sua primeira aparição no exterior, como Rainha da Noite, n'A Flauta Mágica de Mozart em Riga; daí para frente sua carreira internacional deslancha.

Em 2003 a consagração absoluta, como Violetta em La Traviata, de Verdi, numa moderna e belíssima montagem no Festival de Salzburg.

Em 2006, em atitude polêmica, pede cidadania austríaca, argumentando que seu passaporte russo impunha-lhe constantes humilhações nos aeroportos mundo afora, onde ia cantar. Em 2008, nova polêmica, a gravidez de seu filho Tiago (com o barítono uruguaio Erwin Schrott) adiciona alguns quilos à sua invejável silhueta, o que pareceu não lhe preocupar: em entrevistas ela declarou que iria diminuir o ritmo da carreira para cuidar do filho, o que de fato aconteceu; e ademais queria ser reconhecida pela qualidade de sua voz — estupenda! — e não pela forma física. E assim, La Netrebko manteve os quilinhos a mais e segue muito feliz.

© RAFAEL FONSECA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, ao postar seu comentário, não deixe de incliur seu endereço eletrônico, para que possamos manter contato! (R. F.)