Anna Netrebko

Anna Jur'evna Netrebko — transliteração de Анна Юрьевна Нетребко

Krasnodar, Rússia, 18 de setembro de 1971

Registro vocal: soprano

Com uma trajetória espetacular, Anna Netrebko saiu da equipe de limpeza do Teatro Mariinsky em São Petersburgo para tornar-se a soprano mais famosa e requisitada de nosso tempo. 

Enquanto estudava no Conservatório de São Petersburgo, ela trabalhava como faxineira no Teatro para custear seus estudos. Participou de uma audição para novos talentos no teatro, e o diretor da casa, o maestro russo Valery Gergiev, a reconhece como parte da equipe de funcionários. Impressionado com a qualidade de sua voz, Gergiev torna-se seu mentor. Sob a batuta dele, Anna estréia como Susanna em As Bodas de Fígaro, de Mozart, no Mariinsky em 1993, com 22 anos. 

No mesmo ano, 1993, ela é contratada pelo Teatro Kirov em Moscou, onde destaca-se em importantes papéis. Em 1994 faz sua primeira aparição no exterior, como Rainha da Noite, n'A Flauta Mágica de Mozart em Riga; daí para frente sua carreira internacional deslancha.

Em 2003 a consagração absoluta, como Violetta em La Traviata, de Verdi, numa moderna e belíssima montagem no Festival de Salzburg.

Em 2006, em atitude polêmica, pede cidadania austríaca, argumentando que seu passaporte russo impunha-lhe constantes humilhações nos aeroportos mundo afora, onde ia cantar. Em 2008, nova polêmica, a gravidez de seu filho Tiago (com o barítono uruguaio Erwin Schrott) adiciona alguns quilos à sua invejável silhueta, o que pareceu não lhe preocupar: em entrevistas ela declarou que iria diminuir o ritmo da carreira para cuidar do filho, o que de fato aconteceu; e ademais queria ser reconhecida pela qualidade de sua voz — estupenda! — e não pela forma física.

Com o filho ela viveu um drama profundo: aos 3 anos o menino anda não falava, e ela achava que isso era fruto das 4 línguas diferentes que ouvia em casa. Mas logo foi diagnosticado que o menino era autista, o que a colocou em desespero. Em 2013 Tiago estava com 5 anos e La Netrebko e Schrott anunciaram a separação. No ano seguinte ela conheceria, nos ensaios de Manon Lescaut em Roma, o tenor Yusif Eyvazov, com quem se casaria meses depois em Viena.

Embora ela faça questão de declarar ter excelentes relações com o ex, sites de fofoca dão conta de que Tiago chama Eyvazov de pai e quase nunca vê o pai biológico, que daria pouca ou nenhuma atenção ao menino. Mãe extremosa, com gosto extravagante no vestir, Netrebko é constantemente vista nas redes sociais na companhia do filho, em divertidas situações.

Musicalmente, está em busca de papéis mais difíceis e de maior profundidade. A parcela mais severa da crítica internacional vem apontando uma certa superficialidade na abordagem dessas personagens; outra crítica é que ela vem impondo o nome do marido na cena lírica, embora a grande mídia esteja encantada com o casal.

© RAFAEL FONSECA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, ao postar seu comentário, não deixe de incliur seu endereço eletrônico, para que possamos manter contato! (R. F.)