(1789) MOZART Sonata n. 18

Leichte Klaviersonate für die Prinzessin Friederike von Preußen
(Sonata Fácil para teclado para a Princesa Frederica da Prússia)

Compositor: Wolfgang Amadeus Mozart
Número de catálogo: K 576
Data da composição: Julho de 1789
Estréia: [provavelmente em Potsdam, pela Princesa Friederike da Prússia]

Duração: cerca de 15 minutos
Efetivo: piano

Esta é a última das 6 Sonatas que Mozart escreveu, dedicou e enviou à Princesa prussiana Frederica, após sua visita àquela corte em 1789. E coincide que foi também sua última Sonata para piano.

I. Allegro (Rápido) — cerca de 5 minutos
Mozart acabava de voltar de uma turnê na qual passou por Leipzig, Potsdam e Berlim; na primeira teve bastante contato com material escrito por Johann Sebastian Bach, já que foi nessa cidade da Saxônia que o velho mestre passou seus últimos anos de vida. Daí a influência notar-se no uso do contraponto, ainda que a fluidez e delicadeza próprias do Classicismo dominem a peça. Alguns quiseram ouvir em algumas passagens uma imitação de um chamado de trompete, e muitas vezes essa Sonata foi vendida pela indústria fonográfica como "Sonata do Trompete" ou "Sonata de Caça".

II. Adagio (Com calma) — cerca de 5 minutos
Na frase lenta da obra, de caráter reflexivo, se desenvolve com grande elegância, e lembra mais o austero Haydn do que o inquieto Mozart. Há algo de melancólico no ar; pois Mozart nem sempre é a alegria desenfreada que costumam creditar-lhe.

III. Allegretto (Quase rápido) — cerca de 4 minutos
Aqui Mozart mantém o uso do contraponto à maneira de Bach. O autor quer, como pedia a estética da época, deixar a melodia clara e límpida, com a linha melódica gracejante, típica dos finales mozartianos, cheia de vida e muito movimentada.

© RAFAEL FONSECA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, ao postar seu comentário, não deixe de incliur seu endereço eletrônico, para que possamos manter contato! (R. F.)