Arnaldo Cohen

Arnaldo Cohen

Rio de Janeiro, 22 de abril de 1948

Ao receber suas primeiras aulas de música, aos cinco anos de idade, Arnaldo Cohen iniciava o percurso que o levaria a se tornar o único aluno na história da universidade brasileira a graduar-se, com grau máximo, em piano e violino, pela Escola de Música da UFRJ. Aos 20 anos, após uma passagem de três anos pela Faculdade de Engenharia, Cohen optou pelo piano, seguindo orientação do grande pianista brasileiro Jacques Klein, com quem estudaria por quatro anos. Para pagar os estudos, trabalhou como violinista da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Complementando sua formação no Brasil, Cohen teve aulas em Viena com Bruno Seidlhofer e Dieter Weber. Em 1972, conquistou, por unanimidade do júri, o Primeiro Prêmio do prestigioso Concurso Internacional de Piano Busoni, realizado em Bolzano, Itália.

Em 1981 estabeleceu-se em Londres, onde lecionou no Royal Northern College of Music e na prestigiosa Royal Academy of Music. Desde 2004 vive nos Estados Unidos, onde leciona na Universidade de Indiana.

Dono de uma técnica soberba e imensa força de interpretação, Cohen flui da complexidade de um Liszt à perfeição cristalina de um Mozart com igual talento. Yehudi Menuhin, um dos maiores músicos de todos os tempos, dele disse: “Arnaldo Cohen é um dos mais extraordinários pianistas que já ouvi”.

© RAFAEL FONSECA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, ao postar seu comentário, não deixe de incliur seu endereço eletrônico, para que possamos manter contato! (R. F.)