Lilya Zilberstein

Lilija Efimovna Zil'bershtejn — transliteração de Лилия Ефимовна Зильберштейнв

Moscou, 19 de abril de 1965

Lilya começou a tocar piano com 5 anos de idade, e pelo talento foi inscrita em 1971 na Escola Gnessin de Música em Moscou, onde graduou-se em 1983. Ganhou muitos concursos dentro da própria União Soviética — especialmente o "Grande União" de 1985 em Riga — mas seu reconhecimento internacional veio após o primeiro prêmio em 1987 no tradicional Concurso Busoni, em Bolzano, Itália, depois do qual firmou contrato de gravação com a prestigiosa Deutsche Grammophon, selo de discos alemão dos mais respeitados.

Em 1990 muda-se para Hamburgo, Alemanha, com o marido e 2 filhos. Requisitada pelas melhores orquestras européias e americanas, gravou os Concertos ns. 2 e 3 de Rachmaninov com Claudio Abbado e a Filarmônica de Berlim no início dos anos-1990, registro aclamado pela crítica que lhe rendeu fama e a fez ser considerada, dentre o círculo dos conhecedores, como uma das mais refinadas intérpretes da atualidade.

Suas performances costumam ser arrebatadoras, mas sua figura de baixa estatura e mãos pequenas complementa-se com sua introspecção ao tocar. Nada de grandes arroubos ou gestos enfáticos, seu foco máximo é o teclado. A sonoridade que produz é vibrante e seu senso melódico extraordinário, sendo impossível não se deixar magnetizar por sua poderosa musicalidade.

© RAFAEL FONSECA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, ao postar seu comentário, não deixe de incliur seu endereço eletrônico, para que possamos manter contato! (R. F.)