Wolfgang RIHM

Wolfgang Michael Rihm

Karlsruhe, Alemanha, 13 de março de 1952

Catálogo: Até 2011 eram listadas 13 obras para teatro (ópera e similares); cerca de 60 peças orquestrais; mais de 50 concertantes, para vários instrumentos solistas; mais de 50 peças de câmara; 20 peças para quarteto de cordas; quase 30 peças vocais com orquestra; mais de 50 peças vocais de câmara; mais de 20 peças corais; 12 peças para piano solo; 5 peças para órgão solo; e 4 peças para violino solo, violoncelo solo, clarineta solo e trompete solo.

Estudou em sua cidade natal, e também com Stockhausen. Rihm é o compositor mais importante da geração pós-Guerra na Alemanha, com um impressionante catálogo de composições e muito requisitado pelas grandes orquestras e festivais. Seu estilo é bastante diverso, com as obras de juventude muito influenciadas pelo Romantismo tardio — ouvimos nitidamente ecos de Richard Strauss e Mahler — e as da maturidade mais ecléticas, com grande busca pelo efeito das texturas sonoras.

© RAFAEL FONSECA

Obras:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, ao postar seu comentário, não deixe de incliur seu endereço eletrônico, para que possamos manter contato! (R. F.)