Orquestra Jovem Mahler

Gustav Mahler Jugendorchester
GMJO

Fundação: 1986
Sede: Viena, Áustria

Formada em 1986, graças à iniciativa do maestro Claudio Abbado, a Orquestra Jovem Mahler surgiu para promover os jovens talentos, através de audições nas quais um jurado escolhido por Abbado avaliava os candidatos; esses jurados, membros de orquestras de prestígio como as Filarmônicas de Berlim e Viena, atuam junto aos jovens músicos durante a temporada de concertos, como monitores. Foi a primeira orquestra européia a dar vez a músicos oriundos de países comunistas, como a antiga Tchecoslováquia e a Hungria.

Com a cooperação de regentes como Mariss Jansons, Pierre Boulez ou Bernard Haitink — além do próprio fundador, Abbado — a orquestra alcança níveis artísticos do mais alto padrão, sendo sua oprimeira aparição de grande destaque o Festival Mahler de 1995 em Amsterdam, no qual apresentou-se ao lado de 3 dos melhores conjuntos sinfônicos do planeta: Filarmônica de Berlim, Filarmônica de Viena e Concertgebouworkest.

Com uma formação que pode chegar a 130 integrantes, ela se dedica a explorar os grandes monumentos sinfônicos do repertório. Em suas fileiras estiveram muitos músicos que hoje figuram em quase todas as orquestras importantes da Europa, e também solistas, como os irmãos Gautier (violoncelo) e Renaud Capuçon (violino), Alisom Balsom (trompete) e regentes-assistentes que hoje estão entre os mais requisitados, como Franz Welser-Möst, Manfred Honeck e Marc Albrecht.

Em 1997, músicos que nela estavam se tornando veteranos deram origem a um novo conjunto: a Orquestra de Câmara Mahler, também criada por Abado.

© RAFAEL FONSECA
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, ao postar seu comentário, não deixe de incliur seu endereço eletrônico, para que possamos manter contato! (R. F.)