Franz Welser-Möst

Franz Leopold Maria Möst
Franz Welser-Möst (nome artístico)

Linz, Áustria, 16 de agosto de 1960

Franz Möst nasceu em Linz e cresceu em Wels, de onde ele tira parte de seu nome artístico, adotado em 1985: "Welser" é, em alemão, "de Wels". 

Inicialmente, ele estudou violino, mas um acidente de carro feriu sua mão, e impossibilitado de tocar o instrumento com virtuosismo, ele se volta para a regência. Entre 1980 e 1984 estuda na Musikhochschule em Munique. Sua estréia no pódio foi no Festival de Salzburg em 1985. Seu primeiro posto importante foi o de regente-principal da Filarmônica de Londres, assumido em 1990 e mantido até 1996.

De 1995 a 2008 dirigiu a Ópera de Zurique, e desde 2002 é o diretor artístico da Orquestra de Cleveland. E desde 2010 acumula a função com o cargo de grande prestígio e importância, o de diretor da Ópera de Viena.

Seu repertório é bastante variado, tanto na ópera como na música sinfônica, mas dois compositores se destacam como sendo de sua preferência: Mozart e Bruckner (aliás, seu conterrâneo). Seu estilo de interpretação é vibrante, com clareza e brilho das madeiras, e o "escorregar" nas cordas próprio das valsas vienenses feito com muita elegância e cuidado.

© RAFAEL FONSECA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, ao postar seu comentário, não deixe de incliur seu endereço eletrônico, para que possamos manter contato! (R. F.)