Christoph Eschenbach

Christoph Ringmann
Christoph Eschenbach (após adoção)

Breslau, Alemanha (hoje Wrocław na Polônia), 20 de fevereiro de 1940

Christoph nasceu em plena II Guerra, filho do musicólogo Heribert Ringmann, um fervoroso anti-Nazismo, e de Margarethe, que faleceu ao dar a luz. Logo em seguida, seu pai foi executado por suas posições políticas. Órfão, o menino foi resgatado de um campo de refugiados e adotado por uma prima de sua mãe, Wallydore, e seu marido Wolfram Eschenbach — que lhe deram o sobrenome e iniciaram o estudo de música pois o garoto, traumatizado, se recusava a falar.

Aos 11 anos o jovem aprendiz de piano vai a um concerto de Wilhelm Furtwängler e fica fascinado, interessando-se, a partir de então, pela regência, e ainda garoto ganha em 1952 (com 12 anos) o Concurso Steinway de Piano, o que o levará sua mãe adotiva — até então sua professora de piano — a inscrevê-lo na Musikhochschule de Colônia (Köln) em 1955. Depois estudou piano e regêmcia na Hochschule für Musik und Theater de Hamburgo a partir de 1959. Em 1965 ganha o primeiro lugar no Concurso Internacional de Piano "Clara Haskil" em Vevey, Suíça. 

Teve como mentores os maestros George Szell (1969/1970) e Herbert von Karajan (por quase toda a vida) e após atuar com sucesso como pianista, sendo aclamado pela crítica por suas interpretações reveladoras em Mozart, Beethoven e Schubert, tem a oportunidade de reger pela primeira vez em 1972 em Darmstadt, a Terceira Sinfonia de Bruckner. 

Em 1978, seu primeiro posto importante, como diretor musical da Filarmônica Estatal da Renânia-Palatinado, em Ludwigshafen. Em 1981 é nomeado regente principal da Tonhalle de Zurique. De 1988 a 1999 foi diretor da Sinfônica de Houston. Em 2000 é nomeado diretor da Orquestra de Paris, onde fica até 2010. Ao mesmo tempo, entre 2003 e 2010, dirige a Sinfônica de Chicago.

Impulsionou a carreira de grandes solistas, como a cantora Renée Fleming e os pianistas Tzimon Barto e Lang Lang

Atualmente é diretor da Orquestra Nacional em Washington (desde 2010) e colabora muito de perto com a Orquestra Jovem Mahler e a Orquestra Jovem do Festival de Schleswig-Holstein.

© RAFAEL FONSECA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, ao postar seu comentário, não deixe de incliur seu endereço eletrônico, para que possamos manter contato! (R. F.)