(1910) STRAVINSKY Balé "O Pássaro de Fogo"

L'oiseau de feu

Compositor: Igor Stravinsky
Número de catálogo: CC 20
Data da composição: 1909/1910
Estréia: 25 de junho de 1910, Ópera de Paris — regência de Gabriel Pierné

Duração: cerca de 50 minutos
Efetivo: 4 flautas (2 alternando com flauta-piccolo), 3 oboés, 1 corne-inglês, 3 clarinetas, 1 clarineta-baixo, 1 saxofone-contralto, 3 fagotes, 2 contra-fagotes, 4 trompas, 3 trompetes, 3 trombones, 1 tuba, tímpano, triângulo, tamborim, bumbo, pratos, gongo, sinos-tubulares, glokenspiel, xilofone, 3 harpas, 1 piano e as cordas (primeiros- e segundos-violinos, violas, violoncelos e contra-baixos)

Uma partitura empolgante, rica em efeitos orquestrais, que Stravinsky escreveu para a série dos "Balés Russos" de Diaghlev em Paris. Foi esta partitura que fez o nome do compositor conhecido internacionalmente, na época. É sua primeira grande obra sinfônica e, talvez, sua música mais conhecida hoje em dia. É muito mais comum tê-la tocada pela orquestra em concerto que a montagem do balé. E existem 3 Suites, uma delas com orquestração reduzida, e todas com menor duração, que Stravinsky preparou justamente pensando no repertório orquestral. 

Vamos recorrer ao texto do programa distribuído aos frequentadores dos "Balés Russos" em Paris, 1910, para desvendar um pouco do que trata a música:

"O príncipe Ivan vê, certo dia, um maravilhoso pássaro, todo de ouro e chamas; ele o persegue em vão, conseguindo apenas arrancar-lhe uma de suas penas cintilantes. A perseguição conduziu o príncipe até os domínios de Kastchei, o Imortal, terrível semi-deus que deseja aprisioná-lo para transformá-lo em pedra, como já fez com tantos cavaleiros valentes. Mas as filhas de Kastchei e as 13 princesas dele prisioneiras se esforçam para salvá-lo. Chega o Pássaro de Fogo e desfaz os sortilégios. O Castelo de Kastchei desaparece e as jovens princesas, os cavaleiros libertados e o Prínicipe Ivan se apoderam das preciosas maçãs de ouro de seu jardim.".

© RAFAEL FONSECA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, ao postar seu comentário, não deixe de incliur seu endereço eletrônico, para que possamos manter contato! (R. F.)