(1902) SIBELIUS Sinfonia n. 2

Compositor: Jean Sibelius
Número de catálogo: Opus 43
Data da composição: 1901/1902
Estréia: 8 de março de 1902, em Helsinque — Sibelius regendo

Duração: cerca de 45 minutos
Efetivo: 2 flautas, 2 oboés, 2 clarinetas, 2 fagotes, 4 trompas, 3 trompetes, 3 trombones, 1 tuba, tímpano e as cordas (primeiros- e segundos-violinos, violas, violoncelos, e contra-baixos)

Devido ao seu lugar na linha do tempo na história da música, Sibelius foi um compositor a repensar a Sinfonia, não como Mahler que a queria englobando todas as outras formas (o Concerto, o Oratório ou a Ópera), mas genuinamente como sinfonista, como aquele que quer combinar os sons, e precisa de um formato para isso. Esta Segunda de Sibelius é, na forma, aparentemente tradicional (4 movimentos), mas espelha-se na Quinta de Beethoven ao juntar os dois movimentos finais; fora isso, ele surpreende pelas combinações inusitadadas de instrumentação, pela fragmentação da melodia, um pouco como Bruckner, mas ao contrário do colega austríaco, Sibelius não quer o acúmulo vertical de idéias para chegar ao céu: seu campo de trabalho é horizontal, plano, longas frases com suas repetições insistentes contrastando com mais longas ainda as frases ininterruptas, líricas e espaçosas. É como se suas partituras tivessem as dimensões da vastidão gelada de sua Finlandia.

I. Allegretto — Poco allegro — Tranquillo, ma poco a poco ravvivando il tempo al allegro 
(Não tão rápido — Um pouco rápido — Tranqüilo, mas pouco a pouco reavivando até o rápido) — cerca de 10 minutos
O começo é com uma melodia entrecortada, ofegante, nas cordas, por sobre a qual oboés propõe um tema agilmente irônico e as trompas respondem com calma. Uma frase arrebatadora dos violinos, como se esses quisessem ocupar todos os espaços, dão o tom dessa Sinfonia como um todo. A forma desse primeiro movimento é bastante livre — como quase sempre em Sibelius — e se assemelha a um Poema Sinfônico que quer nos contar algo a respeito do autor e sua terra. Não por acaso as audiências da época ligaram a obra à causa finlandesa (à época sob domínio do Império Russo), e a Sinfonia é contemporânea de "Finlandia", o grito de liberdade proposto por Sibelius em prol de sua pátria. Há algo de pastoral, mas a grandiosidade das frases faz com que esse sentimento se perca na monumentalidade e a impressão final é a de um poema épico.

II. Tempo andante, ma rubato — Andante sostenuto
(Tempo do passo de caminhada, mas roubado — Passo de caminhada sustentado) — cerca de 15 minutos
O segundo movimento não é muito diferente do primeiro nas características, embora mais misterioso (no princípio) e enfático pelos contrastes (no todo), além de bastante sombrio. Fica a cargo dos metais fazer interferências que iluminam a atmosfera de aflição. 

III. Vivacissimo — Lento e suave — Largamente 
(Muito vivo — Lento e suave — Vagarosamente) — cerca de 6 minutos
Embora o andamento não o diga, é um Scherzo. Lampejos frenéticos aparecem nas cordas, e o movimento adquire o aspecto de um turbilhão sonoro. Até chegar a seção central, um episódio doce e suave dos oboés e das clarinetas, que desemboca numa daquelas frases típicas de Sibelius, espaçosa, porém curta. E logo se volta ao turbilhão, que vai acumulando energia e ganhando altura para — exatamente como na Quinta de Beethoven — desembocar numa avalanche sonora:
  
— attacca:
IV. Finale: Allegro moderato
(sem interromper, Final: Rápido mas moderado) — cerca de 15 minutos
Explode uma frase majestosa, ao modo de canção Romântica, simples mas de grande impacto. E tudo parece conduzir o ouvinte a paisagens geladas, onde o que aquece vem da música. Contrastando com o tema principal do movimento, sempre exposto com amplitude, pequenos episódios onde instrumentos de sopros comentam com curtas reflexões. Vez ou outra, as fanfarras empurram o som para cima, até que o topo da montanha de Sibelius é alcançado.

© RAFAEL FONSECA


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, ao postar seu comentário, não deixe de incliur seu endereço eletrônico, para que possamos manter contato! (R. F.)