(1863) BRAHMS Variações sobre um tema de Paganini

Studien für Klavier: Variationen über ein Thema von Paganini

Compositor: Johannes Brahms 
Número de catálogo: Opus 35
Data da composição: 1862/1863
Estréia: Zurique, 25 de novembro de 1865 — o autor ao piano

Efetivo: piano
Duração: cerca de 14 minutos (Livro I); cerca de 11 minutos (Livro II); cerca de 20 minutos (Livros mesclados)

Existem ao menos 19 compositores que escreveram Variações sobre o mesmo tema de Paganini, o Capricho n. 24 para violino-solo. Brahms é um dos mais famosos dentre eles, embora as Variações mais célebres sejam as contidas na Rapsódia escrita por Rachmaninov em 1934. 

Brahms se viu motivado a escrever a peça graças ao grande virtuosismo do pianista Carl Tausig, a quem ouviu em Viena em 1862 e depois dedicou a partitura. E tem como inspiração os "Grandes Estudos Paganini" de Liszt, cada movimento trabalhando uma melodia do antigo compositor italiano, sendo o sexto e último movimento sobre o Capricho n. 24. Tanto é Liszt a inspiração que cada variação Brahms tratou como um Estudo para piano.

Agora, o que surpreende é uma alma sisuda e introspectiva como Brahms ceder espaço em seu germanismo austero para a vivacidade solar de Paganini e o virtuosismo exibido de Liszt! O resultado é uma peça maravilhosa, mas que, sem dúvida alguma, destoa um pouco da produção pianística dele. 

A peça começa com a apresentação do tema, a exata transcrição para o piano do tema para violino — tema este que Brahms, na estréia, tocou em ambos os instrumentos! — e segue com as variações, com um problema que transformou-se num dilema terrível para os pianistas: Brahms deixou duas versões da obra, conhecidas como Livro I e Livro II; ambas começam com a mesma apresentação do tema e tem finales parecidos. Mudam as variações. A solução mais comum é tocar o tema, as variações de cada "livro" e o finale.

© RAFAEL FONSECA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, ao postar seu comentário, não deixe de incliur seu endereço eletrônico, para que possamos manter contato! (R. F.)