Palácio Estatal do Kremlin

Gosudarstvennyj Kremljovskij Dvorec
— transliteração de Государственный Кремлёвский Дворец

6.000 lugares

Inauguração: 17 de outubro de 1961
Local: Kremlin, Moscou
Projeto: Michael Posohin, Ashot Mndoyants, Eugene Stamo

Inaugurado como o Palácio dos Congressos do Partido Comunista da União Soviética, desde 1991 foi renomeado como Palácio Estatal do Kremlin e convertendo suas atividades como Sala de concertos. Os espaços contíguos são imensos, e em sua estrutura há 800 apartamentos (que hospedavam delegados do Partido) e um restaurante para 4.500 pessoas. A sala de congressos (hoje de concertos) foi desenhada para abrigar 4.000 poltronas, mas a construção de um similar na China com capacidade para 10.000 almas impressionou o líder soviético Khrushev, que exigiu ampliação. No final, acabou se fazendo o espaço com 6.000 cadeiras.

Para a sua construção, o governo soviético decidiu demolir dois Claustros medievais, situados dentro da murada do Kremlin.

A música não é uma estranha em espaço outrora político. A inauguração em 1961 contou com a apresentação do Balé "O Lago dos Cisnes" de Tchaikowsky, e durante o período soviético muitas produções do Bolshoi se apresentaram ali.

© RAFAEL FONSECA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, ao postar seu comentário, não deixe de incliur seu endereço eletrônico, para que possamos manter contato! (R. F.)