Stiftskirche Baden-Baden

Stiftskirche Baden-Baden (Igreja Colegiata de Baden-Baden)

Local: Marktplatz, Baden-Baden, Alemanha

A primeira menção que se faz à Igreja de Baden-Baden é num documento de 987 de Otto III, Imperador Romano-Germânico. Sobre as bases românicas, foi erigido por Hermann V, Marquês de Baden, o edifício gótico terminado por volta de 1200,. Para abrigar os túmulos dos Marqueses — lá estão 14 deles — foi sofrendo expansões em 1452 e 1477. 

Durante a Guerra dos Nove Anos, foi seriamente danificada num grande incêndio em 1689 (que quase destruiu a cidade inteira), e na re-construção ganhou o domo em forma de bulbo em 1713. 

No século XIX resolveu-se retirar os elementos barrocos e voltar ao máximo com as características góticas, o que foi concluído em 1867.

O primeiro órgão é citado numa lista de reparos de um construtor no ano de 1558, mas este foi destruído no incêndio de 1689. Depois outro foi instalado por Johann Andreas Silbermann, construtor de Estrasburgo, em 1753; este foi sofrendo alterações durante o século XIX e vendido à Igreja de são Ciríaco de Karlsruhe. Heinrich Voit instalou novo instrumento em 1905, que iria ser avariado na Segunda Guerra e re-construído em 1953 por Walter Supper, mas a sonoridade nunca voltou a ser satisfatória. No início dos 1980s pensou-se em desmontar o original barroco em Karlsruhe e remontar, mas a empreitada foi descartada por motivos econômicos. O órgão que se ouve hoje é de 1990 da firma Johannes Rohlf.

© RAFAEL FONSECA