(1937) HINDEMITH Danças sinfônicas

Symphonische Tänze

Compositor: Paul Hindemith
Número de catálogo: não tem
Data da composição: 1937
Estréia: 5 de dezembro de 1937 — Londres, Orquestra da Rádio BBC, regência do autor

Duração: cerca de 28 minutos
Efetivo: 2 flautas (uma alternando com flauta-piccolo), 2 oboés, 2 clarinetas, 2 fagotes, 4 trompas, 2 trompetes, 3 trombones, 1 tuba, tímpanos, variada percussão e as cordas (primeiros-violinos, segundos violinos, violas, violoncelos e contra-baixos)   

A obra é na verdade como uma Sinfonia em 4 movimentos:

I. Langsam (Lentamente)
II. Lebhaft (Com vivacidade)
III. Sehr langsam (Muito lentamente)
IV. Mäßig bewegt, mit Kraft (Movendo-se moderadamente, com potência)

As Danças Sinfônicas de Hindemith foram compostas num período delicado, no qual o compositor frequentemente esteve acusado pelo poder nazista de escrever música degenerada. Por sorte teve o maestro Wilhelm Furtwängler em sua defesa. 

A obra — na qual se destaca a Terceira Dança, ou terceiro movimento — não é francamente folclórica, como costumam ser as Danças típicas, mas sua presença am Ankara, na Turquia, em 1936 e seu papel ajudando muitos judeus a fugirem do regime opressor podem ser elementos que ajudem a desvendar a gradiloqüência contida e o caráter dúbio da música, que ao caminhar para o júbilo parece ter dúvida da própria trajetória. Naquele mesmo período de incertezas, sua principal ópera, "Matias, o pintor", teve de estrear na Suíça e ficou proibida em solo germânico.

© RAFAEL FONSECA