(1734) BACH Oratório de Natal

Weihnachts-Oratorium

Compositor: Johann Sebastian Bach
Número de catálogo: BWV 248
Data da composição: 1733 e 1734
Estréia: 25 de dezembro de 1734 na Nikolaikirche (Igreja de São Nicolau, Leipzig) — direção do autor

Duração: de 2 horas e 20 minutos a 3 horas
Efetivo: 1 soprano, 1 contralto, 1 tenor, 1 baixo; Coro completo (sopranos, contraltos, tenores e baixos); 2 flautas, 2 oboés (alternando com oboés d'amore), tímpano, órgão, e as cordas (primeiros-violinos, segundos-violinos, violas, violoncelos e contra-baixos)

Para as celebrações de Natal em 1734, Bach criou um grande Oratório, em 6 partes, que contavam a saga de Jesus Cristo — tendo um Evangelista como narrador, recuso comum em suas obras, como na "Paixão Segundo Mateus" — do nascimento à adoração dos Reis Magos.

Bach, na verdade, não criou música nova. Aproveitou-se de obras escritas no ano anterior (1733) e naquele mesmo ano, retirando-lhe o texto secular e encaixando o texto bíblico. Dentre as Cantatas aproveitadas, estavam as de n. 213 apresentada em 5 de setembro de 1733 para o aniversário do jovem Príncipe da Saxônia Friedrich Christian; a de n. 214 apresentada em 8 de dezembro de 1733 para o aniversário da Rainha da Polônia Maria Josepha; e a de n. 215 apresentada em 5 de outubro de 1734 na coroação do Eleitor da Saxônia Augusto III como Rei da Polônia. O que impressiona, é como o texto novo encaixa-se tão perfeitamente à música pré-existente, fazendo crer que o poeta Picander (pseudônimo de Christian Friedrich Henrici) trabalhou junto a Bach para que tudo saísse perfeito.

Para ver o texto em tradução ao espanhol, clique aqui.

© RAFAEL FONSECA