Emanuel Ax

Emanuel Ax

Lviv (Ucrânia), 8 de junho de 1949

Ele é filho de poloneses, sobreviventes dos campos de concentração nazistas, nascido em Lemberg ou Lwów, cidade polonesa sob o controle da então União Soviética, à época anexada no território da Ucrânia (como permanece ainda hoje). Joachim Ax, seu pai, foi seu primeiro professor de piano, quando o pequeno Emanuel contava com apenas 6 anos. Com o repovoamento de sua cidade por ucranianos, os Ax migraram para Varsóvia e logo depois para Winnipeg, no Canadá, onde Emanuel continuou estudando música, até que seus pais se mudam para Nova York em 1961, e ele se inscreve na famosa Juilliard School, onde hoje leciona.

Em 1974 seu nome ganha atenção internacional, quando ele vence o Concurso "Arthur Rubinstein" em Tel-Aviv. Ax é parceiro de longa data do violoncelista Yo-Yo Ma, com quem gravou importantes registros de música de câmara, inclusive com o lendário violinista Isaac Stern. Seu repertório baseia-se nos grandes clássicos, mas seu interesse mais genuíno é pela música contemporânea.

Seu estilo é elegante e suave, sem grandes efeitos nem arroubos, dando preferência à clareza das frases, num fluxo despretencioso e equilibrado. Se fosse necessário um único adjetivo para definir o toque de Ax, a palavra seria "gentil".

© RAFAEL FONSECA