Giuseppe VERDI

Giuseppe Fortunino Francesco Verdi

Roncole di Busseto, 10 de outubro de 1813 — Milão, 27 de janeiro de 1901

Catálogo de 37 óperas, 19 Canções, 5 Obras sacras, 2 pequenas peças para piano, 1 Quarteto de cordas e 5 Obras orquestrais

Expoente máximo da arte lírica do século XIX, Verdi dominou a cena da ópera italiana com obras que desde o "Nabucco" de 1842, sua terceira ópera, cativaram o público. Mesmo com o advento das revoluções propostas por Wagner, ele continuou sendo um ícone, o representante de uma tradição que vinha desde 1607 com o "Orfeo" de Monteverdi.

Ainda que ele seja o nome mais importante na programação anual de todas as casas de ópera, no repertório sinfônico das grandes orquestras sobrevivem algumas de suas páginas, trechos instrumentais como as aberturas e prelúdios de alguns de seus maiores sucessos; peças de imenso poder dramático e de inequívoca qualidade sinfônica.

Além desses trechos, é programado com freqüência a sua monumental Missa de Réquiem, obra da maturidade, de uma força enorme e teatralidade fascinante para os regentes. 

Trata-se de uma obra popular, sem dúvida, mas aqui o termo que designa a música de fácil aceitação encontra-se no mais nobre dos altares da música universal.

© RAFAEL FONSECA

Catálogo das óperas:

# 19 - "La Traviata"
# 20 - "Les vêpres siciliennes"
# 21 - "Giovanna de Guzman", depois "I vespri Siciliani"
# 26 - "La Forza del Destino"

Todas as obras, em ordem cronológica:

(1853) "La Traviata"
(1855) "Les vêpres siciliennes"
(1855) "Giovanna de Guzman", depois "I vespri Siciliani"
(1862) "La Forza del Destino"
(1874) Missa de Réquiem