Orquestra Sinfônica da Rádio da Baviera

Symphonieorchester des Bayerischen Rundfunks

Fundação: 1 de julho de 1949
Sede: Bayerischer Rundfunk, Rundfunkplatz 1, Munique, Alemanha

A orquestra foi criada tendo seu primeiro diretor artístico, o maestro alemão Eugen Jochum, escolhendo músicos a dedo para o time que seria o principal organismo musical da Rádio em Munique. Jochum, talvez o melhor intérprete das colossais Sinfonias de Bruckner, projetou o nome da orquestra como um dos principais conjuntos sinfônicos da Alemanha.

Em 1961 inicia-se a era do regente tcheco Rafael Kubelík, que deu especial atenção aos compositores eslavos e à música do século XX. Pelas mãos de Kubelík, a orquestra realizou um feito até então inédito: de 1967 a 1971 gravou o primeiro ciclo completo das Sinfonias de Mahler para lançamento em disco.

Em 1981 a orquestra escolheu como sucessor de Kubelík o maestro russo Kirill Kondrashin, mas este morreu de ataque cardíaco em Amsterdam antes de assumir o posto. Após dois anos de conversas e procura, assumiu o inglês Colin Davis, que deu ênfase a Mozart e Berlioz — duas de suas especialidades — e à música inglesa contemporânea.

Entre 1993 e 2002 a orquestra foi dirigida pelo americano Lorin Maazel. Em 1997 a orquestra fez parte das comemorações dos 3.000 anos da cidade de Jerusalem tocando a primeira audição da monumental Sétima Sinfonia de Krzysztof Penderecki, intitulada "As Sete Portas de Jerusalem".

Em 2003 inicia-se a era de Mariss Jansons à frente da orquestra; graças ao seu trabalho, e ao grande repertório que ele abrange, mais seu interesse por estimular jovens músicos, a orquestra foi eleita em 2008 a sexta melhor orquestra do mundo, numa enquete promovida pela revista inglesa "Gramophone".

Seus concertos acontecem principalmente na Philharmonie de Munique e no salão "Hércules" do Palácio "Residenz". A Sinfônica da Baviera tem uma belíssima sonoridade, um especial colorido conferido pela excepcional seção de sopros e a precisão e consistência típica das orquestras alemãs, mas sem a contundência da sua colega berlinense, sendo uma orquestra cuja música resulta mais sensual.

© RAFAEL FONSECA