Orquestra do Mozarteum de Salzburg

Mozarteumorchester Salzburg
Mozarteum Orchester Salzburg
Dommusikverein und Mozarteum (1841-1908)

Fundação: 1841
Sede: Mozarteum, Salzburg, Áustria

Em 1841, graças aos esforços da vuíva de Mozart, Constanze, se cria a Sociedade de Música da Catedral e do Mozarteum, "Dommusikverein und Mozarteum", para apresentar os alunos da recém criada Escola de Música "Mozart" (Mozarteum) em concertos na Catedral (Dom). Em 1908 o conjunto adquire status de orquestra da cidade e passa a carregar o nome atual.

A orquestra tem 91 membros permanentes, muitos são oriundos da Universidade do Mozarteum, com a qual a orquestra mantém seu estreito laço no campo pedagógico: os alunos tem acesso aos ensaios e participam de oficinas juntos aos músicos titulares.

A programação anual da orquestra está calcada no Festival de Verão de Salzburg, na Semana Mozart (que acontece entre janeiro e fevereiro, anualmente) e nas turnês internacionais.

O nível de excelência da orquestra é altíssimo, sendo uma das principais orquestras da Áustria. Seu repertório é variado mas está mais voltado aos chamados "clássicos vieneses" (Mozart, Haydn, Beethoven e Schubert), e os músicos utilizam instrumentos originais de época.

© RAFAEL FONSECA