(1750) BACH "A Arte da fuga"

Die Kunst der Fuge

Compositor: Johann Sebastian Bach
Número de catálogo: BWV 1080
Data da composição: década de 1740
Estréia: ?

A obra é um dos maiores mistérios da história da música. A partitura — ou as várias cópias e versões dela — que Bach deixou não especifica que instrumento ou quais instrumentos devem ser utilizados. O que se tem é uma pauta a 4 vozes. As escolhas mais óbvias poderão recair sobre o órgão — instrumento pelo qual Bach tinha adoração — ou cravo, pois nele é possível tocar 4 frases simultâneas (como acontece, por exemplo, nas Variações "Goldberg", onde há passagens dessa complexidade). Mas já se fez de tudo com "A Arte da fuga", com as mais variadas combinações instrumentais, e por se tratar de uma obra "a 4", os Quartetos a assumiram no repertório.

São 14 Contrapontos (as fugas) e 4 Cânones (precursor da fuga, mais simples), todos baseados num mesmo "tema"; e o "Contrapunctus" n. 14 permanece incompleto, interrompida a caligrafia de Bach no meio do desenvolvimento da fuga.

Há, para matemáticos e músicos profissionais, um sem-número de mistérios, co-relações entre uma fuga e outra, característica da peça que contribuem para o seu fascínio, mas que para os leigos e amantes de música são incompreensíveis. Fiquemos, pois, com a genial música de Bach.

© RAFAEL FONSECA

Com órgão:


Com cravo:


Com piano:


Com quarteto de cordas:


Com orquestra barroca: