Gil Shaham

Gil Shaham — transliteração de גיל שחם

Urbana, Illinois, Estados Unidos, 19 de fevereiro de 1971

Instrumento: Stradivarius "Comtesse de Polignac", 1699

Gil Shaham nasce nos Estados Unidos enquanto seus pais, um astro-físico e uma geneticista israelenses, estavam num intercâmbio científico na Universidade de Illinois. Eles retornam a Israel quando o menino tinha dois anos, e foi lá que ele cresceu, começou a estudar violino com a idade de 7 anos. Em 1981, com 10 anos, faz seu début com a Sinfônica de Israel e logo em seguida, no mesmo ano, é convidado a tocar com a Filarmônica de Israel sob a batuta de Zubin Mehta.

Em 1982 vence, com 11 anos, o Concurso Claremont e logo está matriculado na Juilliard School em Nova York. Em 1989 sua carreira tem o grande ponto de virada: por motivo de saúde, o violinista Itzhak Perlman cancela uma série de concertos com a Sinfônica de Londres, e o maestro Michael Tilson Thomas o convida para substituir o famoso solista. Logo estava assinando contrato com a gravadora Deutsch Grammophon e alçado à condição de grande artista aos 17 anos. 

Ele toca um instrumento fabricado por Antonio Stradivari em 1699, cuja forma é ligeiramente alongada e delgada, o que o torna um exemplar raro e especial; sua primeira proprietária foi a Condessa de Polignac, nobre da corte de Luis XIV de França, que conviveu com Vivaldi, e que provavelmente esteve nas mãos do grande compositor e violinista, depois permanecendo num museu por um século e meio. Seu toque é caloroso, expressivo e envolvente. 

© RAFAEL FONSECA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, ao postar seu comentário, não deixe de incliur seu endereço eletrônico, para que possamos manter contato! (R. F.)