Festival de Verão em Salzburg

Salzburger Festspiele

Cidade: Salzburg, Áustria
Primeira edição: 1877; 22 de agosto de 1920
Período: 5 semanas a partir da última semana de julho
Custo estimado: de 40 a 60 milhões de Euros
Programação: Concertos sinfônicos, óperas, música de câmara e recitais; teatro e espetáculos infantis

www.salzburgerfestspiele.at

A idéia de se realizar um Festival na cidade de Mozart vem desde 1842, quando na presença de seus filhos inaugurou-se um monumento em sua homenagem. Mas uma programação de festival só viria a acontecer em 1877, quando a Filarmônica de Viena saiu pela primeira vez da capital imperial para tocar fora de casa, a convite da Fundação Mozart. Uma década depois, em 1887, o regente Hans Richter defendeu que a programação deveria repetir-se anualmente. Mas a última edição dessa primeira fase foi em 1910. 

Em 1917 formou-se a Fundação para um Festival de Salzburg que deveria ser voltado principalmente à música de Mozart. O Festival em seu novo formato estreou a 22 de agosto de 1920 com a encenação de "Jedermann", peça teatral (que é representada todo ano desde então) de Hugo von Hofmannsthal, um dos fundadores. Os outros eram o compositor Richard Strauss, o cenógrafo Alfred Roller, o regente Franz Schalk, e o diretor de cena de óperas Max Reinhardt. A primeira ópera encenada foi "Don Giovanni" de Mozart, regida por Richard Strauss.

Em 1914 inaugura-se uma Sala de Concertos no Mozarteum. Em 1925 adaptaram os antigos estábulos do Arcebispado numa Sala de Concertos e óperas. Na década de 1930 o Festival viveu seu primeiro auge, com nomes como Toscanini e Bruno Walter regendo as apresentações. Com a Anexação da Áustria em 1938 começou uma era de patrulhamento, levando Toscanini a inaugurar um Festival concorrente em Lucerna, onde judeus poderiam tocar. 

Em 1956 por iniciativa de Herbert von Karajan, uma moderna sala começou a ser construída atrás dos estábulos, dentro da pedra do Mönschberg, que foi inaugurada em 1960, deixando a edificação antiga agora como Foyer. Uma sala ainda mais moderna, a Haus für Mozart, foi inaugurada no complexo em 2006. Outras edificações históricas da cidade também se tornam espaços de música, como a Catedral, a Igreja do Mosteiro de São Pedro e salas da Universidade.

O Festival de Salzburg consagrou-se como o mais tradicional e importante do mundo, atraindo milhares de turistas, amantes da música e estrelas em ascensão. O número de visitantes durante o Festival ultrapassa 250.000 pessoas. Entre em contato, na caixa de mensagens ao lado (direito) para inscrever-se na nossa próxima viagem ao Festival.

© RAFAEL FONSECA







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, ao postar seu comentário, não deixe de incliur seu endereço eletrônico, para que possamos manter contato! (R. F.)